São Caetano do Sul,

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Festa de encerramento do Pan 2011

 
 
 
Muitos habitantes de Guadalajara trocaram a tradicional Corrida de Toros na Plaza Nuevo Progreso, inaugurada em 1979, pelo show do cantor Ricky Martin no moderno Estádio Omnilife, palco da festa de encerramento dos Jogos Pan-Americanos, no último domingo.
Curiosamente, o valor dos ingressos na arena de touros varia conforme a incidência de sol. Na sombra, o ingresso mais barato para o espetáculo, com início às 16h30, custa 200 pesos mexicanos (R$ 25,00). Já os espectadores que toleram o astro rei pagam 50 pesos (R$ 6,00) a menos .
De seus 82 anos de vida, Angel Moncayo Torres, nascido em Guadalajara, passou 40 como funcionário da plaza de toros. Ele começou a fiscalizar a entrada do público na época em que a arena se localizava nas imediações do Hospício Cabañas e era chamada apenas de "El Progreso".
 
 
 
"Muita gente preferiu ir à festa de encerramento, porque é a despedida dos Jogos. As pessoas que vão ao estádio precisam sair com antecedência para conseguir chegar a tempo. Se não tivesse a festa, com certeza hoje teria mais gente aqui", afirmou o senhor de bigode fino e cabelo tingido de preto.
Se a parte com sombra das arquibancadas não estava a cheia, o setor ensolarado ficou praticamente vazio. A advogada Catalina Teran, 34 anos, devidamente protegida do sol, frequenta a Nuevo Progreso regularmente e, apesar de manter a fidelidade, citou um possível motivo para o esvaziamento no domingo.
"Muitas mulheres foram para ver o Ricky Martin", afirmou, sorrindo. Lembrada que o cantor nascido em Porto Rico e mundialmente conhecido assumiu sua homossexualidade recentemente, a advogada respondeu: "Ricky Martin é Ricky Martin".
O garçom Efrain Ramos, 45 anos, trabalha há 15 na arena. No domingo, diante da presença de público menor que o normal, ele teve tempo para acompanhar boa parte do espetáculo. Pacientemente, explicou detalhes da dinâmica das touradas à reportagem e apresentou outro motivo para o esvaziamento.
"Nos domingos normais, a arena fica com três quartos de sua capacidade ocupados. Como muita gente gostou da festa de abertura, agora todos querem ver o encerramento. Muita gente acha que vai ser ainda melhor", afirmou o garçom, de braços cruzados, enquanto assistia à uma tourada. Enquanto Ricky Martin se preparava para arrasar na festa de encerramento, os toureiros Fernando Ochoa, Cesar Jimenez e Octavio Garcia, mais conhecido como "El Payo", entretinham o público que se manteve fiel. No domingo, cada um enfrentou dois touros.
Com apenas 22 anos, Payo foi o mais assediado pelos fãs ao deixar a arena, mas sentiu a diminuição de público. "Eu acho que as pessoas que realmente gostam das touradas vieram. Mas, por outro lado, o Pan-Americano e o triunfo dos atletas é muito importante. Teve muita gente que apoiou os atletas mexicanos e vai ao encerramento", disse.
Mais experiente, Ochoa não participará das corridas do próximo domingo, mas prevê que tudo volte ao normal na Nuevo Progreso com o final dos Jogos. "Deus queira que sim, porque o Pan-Americano atraiu muita gente", afirmou o toureiro de 34 anos.
As touradas terminaram às 19h30, meia hora antes do início da festa de encerramento. Ainda que tenha mantido a fidelidade às corridas de touros na Nuevo Progreso, boa parte do público saiu rapidamente e sem tietar os toureiros para chegar em casa a tempo de não perder a cerimônia no Omnilife.

Fonte: http://www.terra.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário