São Caetano do Sul,

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dani Lins supera arritmia cardíaca entre Pans e troca status de juvenil por titular


Foto: Alexandre Arruda/CBV
Roberta Nomura
Em Guadalajara (México)

Dani Lins tinha apenas 18 anos na primeira vez em que defendeu o Brasil em Jogos Pan-Americanos. De Santo Domingo-2003 para cá, a levantadora passou por diversas mudanças. O sotaque pernambucano perdeu um pouco a força e ela deixou o status de juvenil para assumir a condição de titular e uma das musas da seleção brasileira feminina de vôlei nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. No período, ela também enfrentou a incerteza da permanência nas quadras após ter uma arritmia cardíaca diagnosticada.
O problema no coração apareceu em 2004. “A arritmia foi provocada por uma virose. Eu estava muito, muito gripada. Por causa disso, tive que ficar seis meses parada. Um único exame acusou a arritmia. Depois, tive que fazer dois exames por mês durante um semestre. Foi complicado. Eu não sabia se ia voltar a jogar”, relembrou Dani Lins.
A levantadora tinha apenas 19 anos. “Me falaram que tinha um grupo de cinco médicos discutindo o meu caso. Três disseram que eu tinha que parar. Mas em 3 de janeiro de 2005 acabou. Foi um alívio. Depois disso, fazia baterias completas de exames em 2005 e 2006 para ver se não tinha perigo mesmo de acelerar demais o coração”, explicou. A rotina atual não inclui nenhuma análise específica. “Faço aquele monte de exames que todo mundo faz e nada mais”, disse Dani Lins.
O episódio ocorreu um ano após pernambucana disputar seu primeiro Pan, competição que ela recorda com carinho. “Eu fazia parte daquele time juvenil em Santo Domingo. A gente quase ganhou uma medalha. Foi uma pena”. Agora, a levantadora está na equipe principal de José Roberto Guimarães e tentará ajudar o Brasil a conquistar o quarto título continental (1959, 1963 e 1999).
Em Santo Domingo, o Brasil disputou o Pan com uma seleção juvenil e ficou em quarto lugar, perdendo a disputa da medalha de bronze para a seleção dos Estados Unidos. Quatro anos depois, no Pan do Rio, a seleção brasileira, mesmo com o time titular, ficou apenas com a medalha de prata -o ouro foi para Cuba.
O Brasil estreia no Pan de Guadalajara no próximo sábado, contra a seleção da República Dominicana, às 22h (horário de Brasília). Canadá e Cuba são os adversários seguintes ainda na primeira fase. O torneio feminino acontece de 15 a 20 de outubro.

Fonte: http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/14/dani-lins-supera-arritmia-cardiaca-entre-pans-e-troca-status-de-juvenil-por-titular.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário