Foto: pan.uol.com.br
Em período de preparação intensa visando os Jogos Olímpicos de Londres, o principal dueto do nado sincronizado brasileiro, formado por Lara Teixeira e Nayara Figueira, está aproveitando a oportunidade de treinar com a seleção russa da modalidade, a 80 km de Moscou. Esta é a primeira vez que a técnica Tatiana Pokrovskaya abre o treinamento de sua equipe para estrangeiros.
Em entrevista ao Terra, Nayara contou como está sendo o intercâmbio: "a experiência está sendo ótima. Estamos sentindo e vendo de perto a rotina das campeãs olímpicas, como elas treinam e o que elas treinam. Estamos concentradas 24 horas por dia e só focadas no treino."
A rotina das meninas na Rússia é intensa, com treino em três períodos. "De manhã, fazemos um treino de musculação ou flexibilidade, à tarde treinamos na piscina durante umas três horas e meia e mais uma hora e meia com a Tatiana (técnica russa), e a noite mais um treino das 20h40 às 22h", relatou Nayara. "O frio está demais, mas só sentimos durante o trajeto hotel-piscina que dura uns cinco minutos."
Apesar de muito rigoroso, o treinamento russo tem algo inusitado: "elas fazem uma aula de street dance bem legal que envolve todas as partes do corpo que utilizamos na água. Fora que é a parte mais divertida do treinamento", afirmou Nayara.
Uma dificuldade que a dupla tem na Rússia é a comunicação. Tatiana Pokrovskaya fala um pouco de português, mas as meninas da seleção russa não falam nem inglês. "A comunicação acaba sendo mais gestual e no máximo, arriscamos algumas palavrinhas em russo como 'bom dia', 'olá'", disse Nayara em tom bem-humorado.
As meninas viajaram para Rússia na companhia da técnica Andréa Curi, com quem mantém ótima relação.
Já entre as russas, este contato é bem diferente, segundo Nayara: "a relação técnico-atleta é bem restrita por aqui. Até nos quartos, atletas ficam de um lado e técnicos do outro. Contato mesmo, só na piscina."
A dupla brasileira foi para a Rússia no dia 5 de fevereiro e deve voltar para o Brasil no dia 16 deste mês. A participação delas na Olimpíada de 2012 é bem provável, mas ainda depende do desempenho do dueto no Torneio Pré-Olímpico, que acontece do dia 18 ao dia 22 de abril, em Londres. As 19 melhores duplas se classificam para os Jogos.
Foto: http://esportes.terra.com.br/jogos-olimpicos/londres-2012/noticias/0,,OI5610555-EI19410,00-Com+mimica+e+street+dance+dueto+do+nado+faz+intercambio+na+Russia.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário