São Caetano do Sul,

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Kleiton Lima Lamenta o triste fim do time feminino do Santos FC

Foto: blogtorcida.com.br
O técnico Kleiton Lima lamentou profundamente o encerramento das atividades do time de futebol feminino do Santos FC. O ex-treinador das Sereias da Vila, no entanto, tinha consciência que isso ocorreria mais cedo ou mais tarde.

“Quando a atual diretoria do Santos FC venceu as eleições, no final de 2009, eu estava concentrado com a Seleção Brasileira para a disputa do Torneio Cidade de São Paulo e fui procurado por membros da diretoria, que afirmaram que dariam um grande apoio ao futebol feminino do clube, com várias ações de marketing e a inclusão da equipe na Liga Profissional dos Estados Unidos (WPS)”, relembra Lima, salientando que nesta ocasião o time santista dispunha de cinco patrocinadores para a categoria: Copagaz, patrocinador máster, BMG, Lupo, Universidade Santa Cecília e a Santa Casa de Santos.

"Os diretores achavam que os patrocinadores existentes, que sustentavam a equipe, não eram suficientes e a meta era conseguir muito mais parceiros e uma verba maior para manter o time de ponta, que na gestão anterior – com o presidente Marcelo Teixeira, e os diretores Modesto Roma e Guto Assumpção – venceu competições importantes, seja no cenário nacional ou no internacional. Em um primeiro momento, eu fiquei bastante animado com o projeto que me foi apresentado, como a formação de dois times – um para disputar o Campeonato Paulista e outro para jogar a WPS –, mas, com o passar do tempo, fui percebendo que era apenas uma ação eleitoreira e que o futebol feminino do Santos FC estava sendo tratado de uma forma secundária e só não o extinguiram naquele momento, devido aos resultados importantes que haviam sido conquistados, como: o Campeonato Paulista (2007), o Bi Campeonato da Liga Nacional (2007 e 2008), o Bi Campeonato na Copa do Brasil (2008 e 2009), e a 1ª Copa Libertadores da América (2009)”, acrescenta Kleiton.

Com esse panorama, a modalidade foi colocada na mão de pessoas não habilitadas, fato este que foi enfraquecendo cada vez mais o futebol feminino do Santos FC. “As pessoas escolhidas para gerir o departamento de futebol feminino eram totalmente inexperientes e não mostraram a competência necessária para manter o que vinha sendo feito, com isso, a modalidade foi perdendo notoriedade e enfraquecendo. Não culpo o atual presidente pelo fim da modalidade, mas seu grande erro foi ter fechado os olhos para o futebol feminino e ter deixado o departamento na mão de pessoas inexperientes e incompetentes para administrá-lo”, analisa Lima, lembrando que uma forma de enfraquecer mais ainda a equipe foi promovendo a sua demissão.

“Eu estava no Santos F.C. há 13 anos, e participei da montagem do primeiro time feminino em 1997, e dez anos depois conseguimos criar um departamento profissional, gerando recursos para a modalidade se auto sustentar no clube com o nascimento da marca “Sereias da Vila”. Sempre briguei e lutei pela modalidade e, desta forma, funcionava como um empecilho para que eles pudessem extinguir o futebol feminino. Com isso, eles optaram por me demitir em dezembro de 2010, após sermos Campeão Paulista invicto e conquistado o Bi Campeonato da Copa Libertadores da América”, explica o treinador.

Em seguida, a atual diretoria fez alguns investimentos, mas os resultados não apareceram e eles acharam melhor encerrar as atividades da equipe de futebol feminino do Santos FC. “Fico triste com o fim da equipe, mas infelizmente, já era uma coisa esperada”, finaliza Lima, que hoje é auxiliar técnico de Sérgio Guedes no Red Bull Brasil, equipe que disputará o Campeonato Paulista Profissional da Série A-2 – 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário