São Caetano do Sul,

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Fifa estuda rever lei para permitir véu na cabeça para mulheres árabes

Foto: Ali Jarekji/Reutrs

A Fifa pretender ever seus regulamentos com o intuito de considerar a possibilidade do uso de hijab, que seriam lenços na cabeça usados por mulheres muçulmanas. A vestimenta é proibida para jogos oficiais, assim como outros utensílios, como correntes, brincos grandes e pulseiras.

O pedido foi feito pelo príncipe Ali Bin Hussein, que é membro do comitê executivo da Fifa e vice-presidente da confederação da Ásia. A apresentação ocorreu neste sábado, no Japão, a membros da Fifa.

Para Hussein, a liberação do hijab seria uma forma de respeitar culturas, atraindo milhões de mulheres árabes à prática esportiva.

“Essa questão trará um impacto enorme para milhões de mulheres por todo o mundo. Se seguirmos no melhor caminho possível, essa questão trará segurança às pessoas envolvidas, respeitando culturas e promovendo um futebol sem discriminação e para todas as mulheres”, reforça.

A expectativa é que a nova lei seja sancionada em março, quando integrantes de Internacional Board se reúnem. A entidade é quem regulamenta novas regras no futebol. No futebol, a Internacional Board permite apenas equipamentos básicos, tais como shorts, uniforme, meias e caneleiras.
Para que seja sancionada uma nova lei, no caso a permissão de uso da hijab, é preciso que três quartos dos membros da entidade sejam favoráveis.

Em junho, a Fifa rejeitou as reclamações da federação de futebol do Irã após a equipe de futebol feminino ser banida da partida contra a Jordânia pelas Eliminatórias para as Olimpíadas de Londres. O motivo da discórdia foi o véu que cobre a cabeça das atletas, proibido pela entidade por “razões de segurança”.

Fonte: http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2011/12/17/fifa-estuda-rever-lei-para-permitir-veu-na-cabeca-para-mulheres-arabes.htm

2 comentários:

  1. Boas!

    Devo dizer que gosto imenso deste blogue!

    Podem adicionar os meus aos vossos links? Eu prometo que retribuo :p

    http://davidjosepereira.blogspot.com/

    Saudosos cumprimentos!

    ResponderExcluir
  2. Valeu David, estou reformulando o blog mais me passa seus endereços que eu sigo sim!
    sucesso!
    grazi

    ResponderExcluir