Quando se mora no Brasil e alguém fala sobre Copa do Mundo, a primeira coisa que pensamos é em… futebol! Mas não! Pelo menos entre as Rebels, o assunto do momento é a Copa do Mundo de Roller Derby, que acontecerá entre os dias 1 e 4 de dezembro deste ano em Toronto, no Canadá.
Apesar de morarmos em um país que não tem história nem cultura nenhuma de roller derby, as brasileiras estão se juntando e formando um time para representar o Brasil nesta 1a Copa do Mundo. Para nós, esta parece uma grande oportunidade de termos contato real com milhares de coisas “derby-related”: refs de verdade (já que no Brasil não temos nenhum Ref treinado para isso), bouts de verdade, times formados por jogadoras profissionais, estrutura adequada ao esporte e, principalmente: a oportunidade de jogar um bout oficial, provavelmente com todas as jogadoras sendo mandadas ao penalty box e sem saber direito por quê.
As meninas que fazem parte de alguma liga daqui do Brasil passarão por um try-out na semana que vem, dias 16 e 17 de julho, em que jogarão juntas e poderão mostrar o que tem aprendido durante seus treinos. Há ainda muitas dificuldades, já que, mesmo formando-se um time, o Team Brasil (como está sendo chamada a nossa seleção) não conta com patrocínio e as jogadoras terão que bancar suas passagens e estadia até Toronto, Canadá, onde será o campeonato. Para algumas jogadoras, o trabalho também serve de empecilho e, por não ser um esporte reconhecido, elas terão que deixar esta oportunidade de lado por não conseguir uma licença ou férias no mesmo período do campeonato.
Apesar de todos os obstáculos, acreditamos que a ida a Copa do Mundo será de extrema importância para o esporte no Brasil, e que, ao entrarmos “em campo”, uma sensação de que também pertencemos a este esporte tomará conta de nossas jogadoras, e que, ao voltarmos, mesmo sabendo de todas as dificuldades que passamos e ainda iremos passar, estamos fazendo parte de um momento histórico: construir roller derby no nosso país. Como verdadeiras pioneiras.
Regra do jogo:
Os objetivos do roller derby são relativamente simples. Cada time é composto por 5 patinadoras onde apenas uma marca os pontos (Jammer), cujo objetivo é ultrapassar o maior número de vezes as patinadoras do time adversário.
As outras 4 patinadoras não marcam pontos, trabalham na ofensiva e defensiva, bloqueando a Jammer do time adversário e abrindo espaço para a Jammer do seu próprio time.O jogo de roller derby requer agilidade,força, velocidade, controle, visão periférica, comunicação e trabalho de equipe.
SAIBA MAIS SOBRE O ESPORTE: http://graycityrebels.com/tag/roller-derby/
Fonte:site graycityrebels
Nenhum comentário:
Postar um comentário