São Caetano do Sul,

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Hóquei sobre a grama, tradição argentina


 
                                            Foto:melhoragora.org
Celso Paiva
Marcelo do Ó
Direto de Guadalajara
Esporte com muita tradição entre os nossos hermanos argentinos, o hóquei sobre a grama já tem sua casa quase pronta para a disputa dos Jogos Pan-Americanos, em Guadalajara. O palco que fica na Unidade Esportiva Revolución está armado para ver Luciana Aymar e outras belas "leonas", apelido da seleção argentina feminina, brilharem na edição 2011 da competição.
O local é o mais pronto dentro do complexo que receberá também provas de patinação, pelota basca, raquetebol e tiro com arco. A grama sintética já está completamente instalada e chama a atenção pela vivacidade das cores verde, parte em que a bola estará em jogo, e azul, setor fora das linhas principais do campo.
Os organizadores se preocuparam com cada detalhe, como o formato do campo que é oval, para que a bola nunca deixe de rolar durante a partida. Os pequenos gols também já estão instalados, dias antes do início da competição. Redes de proteção para que as bolas não atinjam o público foram colocadas nas arquibancadas.
A pedido da organização, a grama sintética sempre permanece molhada. É justamente na irrigação do campo que entra uma das principais novidades do campo de hóquei sobre a grama em Guadalajara. Toda a água jogada no campo é reaproveitada de um sistema de fossa que acumula a água excedente no gramado e reabastece os irrigadores.
Com isso, os mexicanos mostram mais uma vez sua preocupação com a questão ambiental durante os Jogos, assim como já foi visto na visita do Terra à Vila Olímpica, em que foram mostradas cadeiras de papelão que serão usadas nos refeitórios e quartos dos atletas.
Sem classificação para os Jogos Pan-Americanos, as equipes brasileiras de hóquei sobre a grama não poderão aproveitar as acomodações. Nos Jogos Pan-Americanos de 2007, as duas seleções foram massacradas durante o torneio, tomando goleadas históricas dos argentinos, em pleno Rio de Janeiro.

Fonte: http://www.terra.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário