São Caetano do Sul,

quarta-feira, 7 de março de 2012

Fórmula 1: Filha de ex-piloto da F1, espanhola vira testadora da Marussia

A Fórmula 1 voltará a ter uma corredora relacionada a alguma equipe em 2012. Não será como titular e sim como piloto de testes da Marussia, que anunciou na tarde desta quarta-feira um acordo com a espanhola Maria de Villota, 32 anos.  
 
A escuderia, no entanto, não deixou claro se Maria será a reserva imediata do alemão Timo Glock e do francês Charles Pic, que já haviam sido anunciados como titulares para 2012. Em um comunicado em seu site oficial, a Marussia informa que a espanhola "se juntou ao programa de testes" do time.
 
Maria é filha do ex-piloto de F1 Emilio de Villota, 65 anos, que participou de duas provas da categoria em 1977 pela equipe Iberia Airlines. Seu melhor resultado foi a 13ª colocação do Grande Prêmio da Espanha daquele ano, utilizando um modelo McLaren M23 equipado com motores da Cosworth.
 
Segundo o site da equipe russa, a piloto "sempre sonhou em seguir" os passos do pai e alcançar a elite do automobilismo mundial. "Estou muito feliz", afirmou ela. "Esta é uma oportunidade fantástica de trabalhar de forma próxima com um time da Fórmula 1 e ganhar uma importante experiência para ajudar a progredir na minha carreira".
 
Maria, que coleciona passagens por Fórmula 3 Europeia, Euroseries 3000, Fórmula Superliga e 24 Horas de Daytona, já chegou a experimentar um F1. Ela participou de um teste com uma Lotus Renault em agosto de 2011 no circuito de Paul Ricard, na França, onde rodou por 300 km.
 
Segundo informou nesta quarta, De Villota já garantiu a participação pela Marussia nos testes para pilotos novatos que acontecem na parte final de cada temporada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
 
"Ficarei com o time na pista, então estou ansiosa para trabalhar com eles no primeiro fim de semana de corrida (na Austrália, de 16 a 18 de março). Isso só pode ajudar na minha ambição futura de ascender à Fórmula 1", disse ela.
 
Até aqui, apenas cinco mulheres estiveram em Grandes Prêmios na história da categoria: a britânica Divina Galica, a sul-africana Desiré Wilson e as italianas Maria Teresa de Filippis, Lella Lombardi e Giovanna Amati. Esta foi a última a cumprir o feito - em 1992, pela Brabham.

"Estamos muito satisfeitos", apontou John Booth, chefe da Marussia, que estreou na F1 em 2010 e até 2011 se chamava Virgin. "Nosso programa permitirá que Maria seja integrada no ambiente de um time da F1 e ganhe uma vasta experiência que será útil para a progressão de sua carreira".

Fonte: http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula1/noticias/0,,OI5652054-EI12987,00-Filha+de+expiloto+da+F+espanhola+vira+testadora+da+Marussia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário