São Caetano do Sul,

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Pitacos de juízes ajudam em preparação de dupla do nado sincronizado

Foto: Bruno Santos/Terra
 
Após conquistarem a vaga olímpica para o Brasil no nado sincronizado, Nayara Figueira e Lara Teixeira retomaram a rotina de treinos no clube Paineiras visando chegar à final dos Jogos de Londres 2012. Para alcançar o objetivo traçado, as atletas usam uma estratégia inusitada: pedir "pitacos" aos juízes depois das competições.
 
"Nosso forte é a rotina livre, que a gente ainda vai modificar um pouco até a Olimpíada, brincar um pouco mais na água. Mas a rotina técnica é o que a gente precisa melhorar. E é justamente o que alguns juízes já falaram para a gente, que precisamos aprimorar a técnica. Agora vamos focar nosso treinamento para melhorar essa parte", comentou Nayara.
 
De acordo com Lara, o trabalho de conversar com os juízes é das treinadoras Andrea Curi e Leslie Sproule. "Depois das competições, as técnicas vão atrás dos juízes e buscam esse feedback para que saibamos o que precisamos melhorar", disse.
 
Em busca de igualar ou superar o melhor desempenho do País em Olimpíadas - as gêmeas Carolina e Isabela de Morais ficaram no 12º lugar em Atenas 2004 -, Lara e Nayara se mostram confiantes e esperam ultrapassar alguns obstáculos encontrados na avaliação subjetiva da modalidade. Para elas, a falta de reconhecimento do nado sincronizado brasileiro no cenário mundial ainda atrapalha nas notas dos juízes.
 
"No Pan-Americano de Guadalajara foi descarado. Todo mundo disse que fomos melhores que os Estados Unidos, até mesmo a técnica americana disse que merecíamos a prata", comentou Nayara, referindo-se à medalha de bronze conquistada, bastante contestada pelo público, que deixou a dupla brasileira atrás do Canadá, que ficaram com o ouro, e dos EUA.
 
Segundo as atletas brasileiras, um ponto forte da apresentação delas, que é inspirada no corpo humano, é o desenho dos maiôs. O traje conta com a representação de veias, artérias e do coração na frente, e da estrutura óssea nas costas, e foi bastante comentado depois do Pré-Olímpico.

"As meninas de outros países vinham e elogiavam, ficavam impressionadas", afirmou Lara. Segundo a atleta, o traje vai criar mais curiosidade ainda na Olimpíada. "Ainda estamos decidindo os detalhes para o maiô de Londres, que só vamos usar lá", adiantou.

Por: Murilo Aquino
Fonte: http://esportes.terra.com.br/jogos-olimpicos/londres-2012/noticias/0,,OI5752764-EI19410,00-Pitacos+de+juizes+ajudam+em+preparacao+de+dupla+do+nado+sincronizado.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário