Foto: Esporte Interativo/ Yahoo
A Confederação Brasileira de Vôlei definiu quais duplas jogarão o Circuito Mundial de Vôlei de Praia Feminino 2013 e a suspeita está confirmada: Juliana está fora da seleção. Como as novas regras definidas pela Federação Internacional de Vôlei dizem que somente atletas indicadas poderão disputar as etapas internacionais, a medalhista de bronze, que fora cortada no início do ano, está fora.
Atleta e Confederação parecem não ter chegado a um acordo, após o episódio em que a atleta pediu dispensa da apresentação da seleção brasileira em dezembro de 2012. Juliana alegou problemas pessoais na época do ocorrido.
Com isso, o Brasil perde sua dupla teoricamente favorita para a disputa do circuito mundial. Juliana ao lado de Larissa foi sete vezes campeã mundial, duas vezes mel hor atleta do mundo, e faturou a medalha de bronze na olimpíada de Londres. O Brasil terá três duplas que entrarão diretamente no Mundial: Maria Elisa/Ágatha, Bárbara Seixas/Lili e Talita/Taiana. Com isso Juliana está realmente fora dos planos da Confederação Brasileira de Vôlei na temporada 2013/2014.
Após desfazer a parceria com Larissa, a atleta optou por Maria Elisa, e já na primeira etapa do Circuito Brasileiro conquistaram o título em Maceió. Maria Elisa é uma atleta experiente e ficou em nono lugar na Olimpíada de Londres. As duas firmaram a parceira, objetivando os Jogos Olímpicos de 2016, mas, pelo menos por enquanto, seguirão separadas em competições internacionais. E só terão a chance de disputar uma vaga na olimpíada do Rio juntas, caso a CBV convoque novamente a atleta.
Apenas Talita e Taiana seguirão juntas nos Circuitos Brasileiros e Mundiais. Bárbara forma parceria com Ágatha, enquanto Lili é parceira de Rebecca, que jogará somente os torneios Sulamericanos e "subs" (Mundial sub 21 e sub 23). O técnico Marcos Miranda optou em separar os times visando duplas mais fortes e competitivas para os Circuito Mundial. Por um lado ganha-se tecnicamente, mas só o tempo dirá, se o entrosamento e a química farão falta durante as competições.
Maria Clara e Carol completam a lista de duplas femininas. As filhas de Isabel também jogarão juntas nas etapas nacionais e internacionais, nas quais deverão disputar os qualifyings dos principais torneios.
O vôlei de praia é um esporte conhecido por formar duplas vitoriosas, porém grandes times, geralmente são formados por parcerias duradouras: Ricardo/Emanuel, Adriana Behar/Shelda, Franco/Roberto Lopes, Sandra/Jaqueline, são grandes exemplos, com vitóriosas carreiras e muito tempo de entrosamento. A modalidade conquistou medalhas em todas as Olimpíadas que disputou.
Somente o tempo dirá, se as mudanças estabelecidas surtirão o efeito desejado. Entre muitas incertezas, a única certeza é que o vôlei de praia perde sem o talento de Juliana nas areias do mundo. Porém, os novos times são muito fortes e versáteis, possuindo grande capacidade de representar o país. Que Maria Elisa/Ágatha, Bárbara/Lili e Talita/Taiana tragam frutos dourados para a torcida brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário