São Caetano do Sul,

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Morgan acusa FIFA de usar o futebol feminino como experimento para o masculino: “Eles estão nos tratando como uma segunda categoria".

Foto: Letícia Alves
Por:TMZ

Em paralelo ao Mundial Sub-20 que está acontecendo no Canadá, uma importante discussão fora dos campos está ganhando força:
Aproximadamente 40 jogadoras de diversas seleções se juntaram em uma espécie de organização, contestando a utilização da grama artificial na Copa do Mundo da categoria principal da modalidade, que será disputado também no Canadá, em junho de 2015.

Alex Morgan, uma das organizadoras do grupo e estrela americana, foi ainda mais longe. Em entrevista ao site TMZ, ela acusou a FIFA de trata-las como “testes para o futebol masculino”. “Eles estão nos tratando como uma segunda categoria, em relação aos homens. Usar as mulheres como “porquinhos-da-índia” nos experimentos deles não é certo.” disse Morgan.

O grupo, que conta com nomes como o de Morgan, Abby Wambach, Heather O’Reilly, Nadine Angerer e outras, enviou uma carta oficial à FIFA no dia 27 de Julho. A Foxsports, obteve uma cópia da carta e divulgou alguns trechos que diziam que “o uso da grama artificial é considerado inferior no futebol internacional e seu uso é discriminatório e viola leis canadenses”. Também diz que “As melhores jogadoras do mundo merecem jogar em superfícies oficiais o que não é o caso da grama sintética”. A carta finaliza dizendo que, caso a FIFA se recuse a voluntariamente acatar o pedido, providências legais serão tomadas.

Um porta voz da FIFA, confirmou que a instituição recebeu a carta, mas que não tem nenhum comentário a fazer. No entanto, o presidente Joseph Blatter defendeu a utilização da grama sintética e chamou isso de “o futuro”. Já a Confederação Canadense de Futebol, preferiu não se pronunciar sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário