São Caetano do Sul,

terça-feira, 10 de julho de 2012

Andreia e Barbara: as goleiras da Seleção


Foto: Rafael Ribeiro

A Seleção Feminina já realizou cinco etapas de treinamentos preparatórios para as Olimpíadas de Londres. Esta, na Suíça, é a sexta fase de preparação, onde o Brasil enfrentará, pela Copa da Suíça, a Colômbia (14/07) e o Canadá (17/07), duas seleções que também disputarão o ouro olímpico.
Quando começou a trabalhar com a Seleção Feminina, em dezembro de 2011, no Torneio Internacional Cidade de São Paulo, no qual o Brasil foi campeão, o preparador de goleiras, Célio Rossi, traçou um planejamento para as fases de treinamentos que seriam realizados até Londres.
Durante a primeira etapa, no Torneio em São Paulo, Célio trabalhou posicionamento, orientação às jogadoras de linha e reposição de bola com Andreia Suntaque e Barbara.
- O Torneio foi o meu primeiro trabalho com as goleiras e foi muito positivo, já que nos últimos minutos da final contra a Dinamarca, Andreia fez uma defesa sensacional, exatamente como vínhamos treinando.
Na segunda fase, em janeiro, na Granja Comary, o objetivo foi o trabalho físico, técnico com bola e força. Em fevereiro, também no Centro de Treinamento, Célio continuou os treinamentos de força e adicionou trabalhos de velocidade.
A quarta etapa de preparação foram os amistosos contra o Canadá, Estados Unidos e Japão. Apesar dos resultados ruins, três derrotas, o preparador exalta as atuações das goleiras. Andreia começou jogando contra o Canadá, mas se machucou no final do primeiro tempo e foi substituída por Barbara. Já contra as americanas, Barbara foi titular e no último amistoso, contra as japonesas, Andreia voltou ao campo.
- Mesmo com os resultados negativos, as goleiras fizeram boas partidas - elogiou o preparador.
Na penúltima fase, que aconteceu de 4 a 29 de junho, na Granja Comary, Célio buscou aprimorar as reposições de bola e cruzamentos. Além de cuidar da força e velocidade das jogadoras.
Já na Suíça, onde o Brasil terá um amistoso contra a vice-campeã do país, SC Kriens, e duas partidas pela Copa da Suíça, contra Colômbia e Canadá, o trabalho das goleiras será de manutenção de tudo o que já foi feito, com ênfase em cruzamentos e resposição de bola.
- A Andreia é uma goleira muito experiente, já vai para a sua quarta Olimpíada, e a Barbara tem uma força excepcional. As duas estão muito bem preparadas para disputar as Olimpíadas.
Célio trabalhou durante 10 anos na equipe de base masculina do Cruzeiro. Neste período, treinou alguns goleiros que serviram as seleções Sub-17, como o goleiro Charles (campeão sul-americano 2011), e Sub-20, Rafael (vice-campeão mundial 2009), Douglas Pires (disputou o Pan-Americano 2011), Gabriel (campeão mundial 2011) e Igor (Torneio 8 Nações 2012 e Torneio Quadrangular 2012).
Fonte: www.cbf.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário