Mundial Feminino bate recordes de audiência
Getty Images

A Copa do Mundo Feminina da FIFA 2011 estabeleceu um novo marco na audiência de TV para a modalidade. Milhões de espectadores de todo o mundo acompanharam o torneio e bateram vários recordes televisivos no período. Isso ficou evidente especialmente na anfitriã Alemanha, que defendia o bicampeonato mundial, e nos países de origem das duas seleções finalistas, Japão e Estados Unidos.
Os quatro jogos que a seleção alemã disputou tiveram uma média de mais de 14 milhões de espectadores na Alemanha, sendo que os três últimos compromissos do selecionado contaram com uma audiência de mais de 16 milhões. As cifras foram de longe as mais altas de partidas da Copa do Mundo Feminina da FIFA no país. Mais de 17 milhões de pessoas assistiram à eliminação das donas da casa contra o Japão, o que representa quase um quarto da população nacional.
Para se ter uma ideia da dimensão destes números, 15,5 milhões de espectadores em média na Alemanha assistiram à recente luta de boxe entre Klitschko e Haye em Hamburgo, válida pelo título mundial, e uma média de 14,8 milhões de pessoas acompanharam Alemanha x Sérvia na Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010. A audiência do Mundial Feminino no país-sede do torneio foi também a maior de qualquer evento esportivo transmitido desde a final de 2010, entre Espanha e Holanda.
"São cifras de respeito", disse o diretor de TV da FIFA, Niclas Ericson. "E quando você as compara com outros grandes eventos esportivos, elas demonstram enfaticamente que a Copa do Mundo Feminina da FIFA foi um programa incrivelmente popular entre os telespectadores."
Nos Estados Unidos, 14,1 milhões de pessoas assistiram à final entre a seleção nacional e o Japão. A ESPN obteve a maior parte da audiência, relatando uma média de 13,5 milhões de espectadores e um pico durante a decisão por pênaltis de mais de 21,1 milhões. A audiência foi a maior da história do canal para um jogo de futebol e a segunda maior para uma transmissão diurna na história da TV a cabo americana (atrás apenas da final do campeonato de futebol americano universitário de 2011). As cifras também são três vezes maiores do que a média de audiência da fase final do Aberto de golfe do último domingo e 10% maiores do que as do Jogo das Estrelas do beisebol americano da semana passada.
No Japão, novo campeão mundial feminino, a audiência da decisão também foi recorde, apesar de o jogo ter sido transmitido na madrugada de segunda-feira por conta do fuso horário. Na média, 10,4 milhões de pessoas viram a vitória japonesa sobre os Estados Unidos, com um pico de mais de 15 milhões durante as penalidades máximas. O número é mais de três vezes maior do que o recorde anterior para uma partida de futebol feminino, estabelecido justamente na semifinal contra a Suécia. É também 50% mais alto do que o registrado no país durante a final da África do Sul 2010 e leva vantagem sobre as audiências de outros grandes eventos esportivos no Japão, como o Masters de golfe.
Na França, o recorde foi estabelecido na semifinal da seleção feminina contra as americanas, com uma média de 2,3 milhões de espectadores. Ela representa mais que o dobro da marca anterior, que já havia sido alcançada nas quartas de final com a Inglaterra. O pico de audiência chegou às 3,3 milhões de pessoas, no final do jogo com os Estados Unidos.

Fonte: Fifa.com