São Caetano do Sul,

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Campeonato Paulista 2013

Foto: facebook
Por Mauro Viana


O campeonato paulista 2013 começou, dia 19 de janeiro, com vinte equipes na divisão A1 que buscam o título de uma das melhores competições do futebol da elite nacional. 

Os árbitros e árbitros assistentes que participarão do Paulistão 2013 passaram por uma semana de treinamento com preparação física, tática e psicológica que foi encerrada na última quinta-feira, 17. A pré-temporada, ou seja, o Programa de Treinamento Intensivo Integrado buscou a melhor preparação dos quadros de arbitragem da Federação Paulista de Futebol. 

Durante o início das atividades os árbitros e assistentes eram submetidos a um trabalho físico e tático, Já após o almoço, os grupos apresentavam os trabalhos e finalizando o dia, eram realizadas palestra com possíveis situações dentro do campo de jogo, como destacou o diretor da Escola de Árbitros da FPF, Nilson de Souza Monção. 

O jogo nº 01 será entre São Paulo x Mirassol e contará com a arbitragem de Raphael Claus, um árbitro experiente que foi eleito o melhor do campeonato paulista em 2012, no qual treina constantemente para manter a forma física e evitar erros que o prejudiquem. 

Em entrevista ao Voz do Apito, o árbitro Marcelo Rogério disse que nesta pré-temporada, foi trabalhado assiduamente a parte física, técnica e disciplinar, como também o uso do Árbitro Assistente Adicional (AAA), convencionando a uniformização de sinais e falas. 

“- Tivemos palestras com psicólogos, médicos e acompanhamento nutricional”, destacou. 

O ex-árbitro e atual comentarista de arbitragem Leonardo Gaciba, também participou por ser um dos únicos comentaristas a se interessar como seria o trabalho do Árbitro Assistente Adicional (AAA). 

O Programa de Treinamento Intensivo Integrado aconteceu em um hotel na capital paulista por um período de uma semana com 39 árbitros e 41 árbitros assistentes focados no campe
onato paulista 2013 para ter aproximação de critérios.

O presidente da Comissão de Arbitragem, coronel Marcos Marinho, projeta um bom desempenho dos árbitros no estadual, e nós, do Voz do Apito, estaremos acompanhando o trabalho das equipes de arbitragem que é exemplo para todo o país.


Fonte: http://www.vozdoapito.com.br/coluna_mauro_viana.php?pg=arbitros_na_pre_temporada_de_sp

Um comentário:

  1. Grazi,com todo respeito além de excelentes árbitros,Raphael Claus e Marcelo Rogério são muitos lindos...
    Sou fã tb do Guilherme Ceretta e sempre torcendo por vcs nossas meninas charmosas e excelentes profissionais.Vc sabe q sou sua fã neh???
    Boa sorte a todos no Campeonato Paulista.Beijão

    ResponderExcluir