São Caetano do Sul,

quinta-feira, 17 de abril de 2014

III Meeting de Ginástica Artística reúne principais atletas brasileiros

Foto:Globo.com (Foto: Reuters)

As seleções brasileiras de ginástica artística feminina e masculina se apresentam, nos dias 19 e 20 de abril, sábado e domingo, na Arena Santos, no III Meeting de Ginástica Artística. Criada pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), a competição integra o calendário oficial da Federação Internacional de Ginástica, reunindo, nesta edição, atletas convidados de Colômbia, Argentina, França e Grã-Bretanha.
Com entrada franca, o meeting vai reunir os principais ginastas do Brasil, como Arthur Zanetti, Sérgio Sasaki, Diego e Daniele Hypolito e Jade Barbosa. No sábado, a competição começa, às 10h, com as disputas válidas por equipe e pelo individual geral, com todos os atletas passando por todos aparelhos.
Os quatro melhores em cada aparelho, sendo um por país, se classificam para as finais de domingo, das 8h30 às 13h. Alguns atletas já treinam no ginásio Arena Santos desde terça-feira. Também abertos ao público, os treinos seguem até sexta-feira, véspera da competição.
“Além de ser parte da preparação para o mundial deste ano, o meeting serve para que o Alexander [técnico] e eu definamos as duas últimas vagas da seleção”, explica Georgette Vidor, chefe da delegação feminina. “Estamos testando todas as meninas, para definirmos mais à frente as que irão para o Pré-Pan, no Canadá, em agosto, e para o mundial, na China, em outubro.”
Georgette garante que as ginastas brasileiras chegam ao III Meeting de Ginástica Artística como favoritas. “Temos a Jade e a Daniele, e também a Letícia Costa, que participou do último mundial e foi muito bem. Neste grupo, destaco também a Mariana Oliveira, que está se recuperando de uma cirurgia, mas que tem muito talento”, diz.

O drama de Laís e o apelo ao ministro Aldo Rebelo

Lais posou com equipe médica no hospital dos Estados Unidos(Foto: Divulgação COB)

A deputada federal Mara Gabrilli fez um emocionante apelo ao ministro do Esporte, Aldo Rebelo, ontem, na Comissão de Esporte, em favor da atleta Laís Souza, e exibiu a fragilidade da legislação esportiva, a Lei Pelé, em particular.
Laís, 26 anos,  se acidentou em janeiro, quando treinava em Salt Lake City (EUA) para os Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi (Rússia). Laís sofreu lesão entre a terceira e a quarta vértebras, afetando a medula e deixando a atleta sem movimentos do pescoço para baixo.
“O tratamento de Laís está sendo pago pelo COB e pela Confederação de Desportos na Neve. Não há o que reclamar. Mas até quando? E depois? Quem vai olhar por essa atleta que representava o Brasil?  A família dela é humilde, não tem condições de enfrentar despesas tão grandes” –  disse a deputada Gabrilli, pedindo providências ao ministro.
Tetraplégica, a deputada Mara Gabrilli fala com autoridade. Ela conhece muito bem as dificuldades de quem precisa de cadeira de rodas para se locomover.
A lei
A Lei Pelé (nº 9.615/98) trata em seu artigo 45 sobre a “obrigatoriedade de seguro de vida e de acidentes pessoais para os atletas profissionais, com o objetivo de cobrir os riscos a que eles estão sujeitos”.
Porém, escondido no final da lei, no artigo 94 – “Disposições Transitórias” –  diz que o tal artigo 45, entre outros, “será obrigatório exclusivamente para atletas e entidades de prática profissional da modalidade futebol”.  Laís, ex-ginasta, é atleta da Confederação Brasileira de Desportos na Neve.
O Comitê Olímpico Brasileiro garante seguro aos atletas inscritos em competições internacionais oficiais. No caso, Laís estava “pré-convocada”, sem seguro, portanto. Mas o COB, através de notas oficiais –  e depoimentos da família confirmam – , diz que o tratamento da atleta está coberto por duas apólices.
O problema, em geral, continua, pois está na origem, na forma discriminada de tratamento dos atletas, independentemente de convocações.
A Lei Pelé passou por várias atualizações no Congresso Nacional, a última em 2011, e nunca as excelências se preocuparam em dar a todos os atletas e esportes o mesmo tratamento dispensado ao futebol, como se somente esses estivessem sujeitos a acidentes.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Vadão assiste à final da Copa do Brasil de Futebol Feminino


Oswaldo Alvarez já iniciou seu trabalho sob o comando da Seleção Feminina. Apesar de ainda não ter entrado em campo, o novo treinador da equipe principal assistiu nesta terça-feira à final da Copa do Brasil de Futebol Feminino.

Vadão assistiu à partida equilibrada e disputada entre Ferroviária e São José, no Estádio Joe Sanchez, em São José dos Campos. A vitória de 1 a 0 das donas da casa levou a decisão para os pênaltis e, aí, melhor para as visitantes: 5 a 4 no placar.

- Fiquei impressionado positivamente com o nível das duas equipes. É muito bom estar aqui assistindo a tudo isso de perto, tenho certeza que me ajudará muito no meu trabalho.

Nesta quarta-feira, Vadão viaja com a Seleção Feminina Sub-20 para Pinheiral, no Rio de Janeiro, onde treinará a equipe somente nesta etapa de preparação para o Mundial do Canadá 2014. 

Foto: Assessoria CBF

Ferroviária é a campeã da Copa do Brasil de Futebol Feminino 2014


Por Fernanda Coimbra

A Ferroviária é a campeã da Copa do Brasil de Futebol Feminino 2014. A equipe de Araraquara derrotou o São José, bicampeã da competição, nos pênaltis, no Estádio Joe Sanchez, em São José dos Campos.

O primeiro jogo da final da Copa do Brasil terminou com vitória da Ferroviária por 1 a 0, com gol de Paula. Apesar da vantagem, o time visitante não queria saber de segurar o placar e foi para cima do São José.

No primeiro tempo, as duas equipes tiveram algumas oportunidades - Chu para as donas da casa e Nenê e Pat para as visitantes.

Na segunda etapa, o São José, que precisava marcar, teve algumas chances desperdiçadas, até que Formiga foi para a cobrança de escanteio pelo lado direito da goleira Luciana. A bola foi direto na cabeça de Poliana, que abriu o placar.

O resultado levou a decisão do título para as penalidades. E nesta hora foi a vez de as goleiras brilharem: Kaká - São José - e Luciana - Ferroviária -, que não tinham tido muito trabalho durante o tempo normal, fizeram belíssimas defesas.

Foram nove cobranças para cada lado. Na sétima batida, Pat chutou e Kaká defendeu com o pé. Já Luciana defendeu três cobranças, dando o título de campeão da Copa do Brasil de Futebol Feminino para a Ferroviária de Araraquara.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Árbitras ganham prêmio de melhores do Ano

Hoje a homenagem vai para as árbitras Tatiane Sacilotti de São Paulo, Nadine Camara Bastos e Fernanda Colombo de Santa Catarina, premiadas pelas suas Federações como melhores do ano nos Campeonatos Estaduais.

Tatiane considerada a melhor Árbitra Assistente do Paulistão de 2014.

Nadine destaque no Catarinense.

Fernanda Colombo ficou com o bronze no Catarinense.

Parabéns meninas vocês vêm representando muito bem nossa categoria feminina dentro de campo!

Fotos: Facebook

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Vadão é o novo treinador da Seleção Feminina

Foto: Assessoria CBF
 
 
Oswaldo Alvarez, mais conhecido como Vadão, é o novo treinador da Seleção Feminina. Responsável por revelar jogadores como Rivaldo, Kaká, Julio Batista, Edu Dracena, Jadson, entre outros, o experiente técnico tem agora um novo desafio em sua carreira: o futebol feminino.
- Este é um dos maiores desafios da minha carreira. Sempre acompanhei o futebol feminino, mas nunca imaginei estar à frente da Seleção. Apesar de ser uma novidade para mim, é com certeza uma das mais gratificantes.
A disputa da Copa América está prevista para setembro deste ano no Equador.
 

Final: São José e Ferroviária se enfrentam nesta terça-feira pela Copa do Brasil Feminino



 
A Copa do Brasil de Futebol Feminino conhecerá seu campeão nesta terça-feira, 15 de abril: São José e Ferroviária se enfrentam às 16 horas, no Estádio Joe Sanchez, em São José dos Campos.
No primeiro jogo, o Ferroviária venceu, em casa, por 1 a 0, com gol de Paula.
O São José briga pelo tricampeonato, e a Ferroviária disputa sua primeira final da Copa do Brasil.
O confronto é o mesmo da final do Campeonato Paulista de 2013, quando a Ferroviária ficou com o título pela primeira vez.

Fonte: www.cbf.com.br