São Caetano do Sul,

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Jogos Olímpicos 2012: Brasil goleia Camarões com direito a recordes


Foto: Francois Lenoir/Reuters)

A Seleção feminina de futebol começou a campanha brasileira nas Olimpíadas de Londres com o pé direito. Jogando contra a modesta Camarões, as meninas do Brasil venceram sem sustos por 5 a 0, gols de Francielle, Renata Costa, Marta (2) e Cristiane.

Com esse resultado, o Brasil assume a liderança do Grupo E, com três pontos, junto da Grã-Bretanha, que tem saldo inferior (5 contra 1). Na segunda rodada, as meninas pegam a Nova Zelândia, no dia 28 de julho, completando sua participação na primeira fase diante das anfitriãs, em 31 de julho.

Além da estreia, o jogo desta quarta-feira marcou a quebra de dois recordes. Formiga se tornou a única jogadora a participar de todas as edições do torneio de futebol feminino olímpico e Cristiane se tornou a maior goleadora da História do torneio olímpico feminino, com 11 gols.

PRIMEIRA ETAPA

Mesmo inferior tecnicamente, as camaronesas partiram para cima, tentando surpreender. A falta de habilidade impediu que as africanas oferecessem perigo à goleira Andreia.

Depois de alguns minutos de pressão, o Brasil se achou no jogo e logo abriu o placar. Após jogada individual da craque Marta, Francielle bateu falta, enganando Ngo Ndom e abrindo o placar.

Pouco tempo depois, em cruzamento de Francielles, Renata Costa subiu mais que todo mundo e ampliou o placar.

A partir daí, o Brasil passou a se poupar, esperando Camarões se organizar ofensivamente e tentando contra-ataques. Mesmo com Marta em campo, a equipe só foi perigosa nos chutes de fora da área. A intenção era surpreender a goleira Ngo Ndom, que falhou no segundo gol. 

Foram três no primeiro tempo, com o de Formiga, aos 19, sendo o mais perigoso.

SEGUNDO TEMPO

A etapa complementar veio e com ela um domínio ainda maior da Seleção Brasileira. No entanto, esse domínio era parecido com o relaxamento das meninas que pareciam se poupar para os seguintes jogos.

Marta apareceu um pouco mais, tentando mais jogadas mágicas, mas sempre parada por falta. Quando conseguiu uma jogada melhor, a goleira camaronesa se refez da falha no segundo gol e tirou o perigo.

Na segunda chance, ela foi impedida de receber passe de Cristiane (que se recuperando de lesão entrou apenas no segundo tempo), sofrendo pênalti. A própria camisa 10 bateu, fez o gol, sentenciando a goleada.

Pouco depois, Cristiane teve a oportunidade de deixar seu gol, mas encontrou nova boa intervenção de Ngo Ndom.

No entanto, a atacante estava destinada a marcar. A ex-melhor do mundo Marta mostrou porque segue sendo o principal nome do futebol feminino, dando lindo passe para Cristiane, que driblou a goleira camaronesa e colocou seu nome na História, se tornando a maior artilheira da História das Olimpíadas.

E como nenhuma goleada é completa sem um golaço da Rainha Marta (que só havia marcado de pênalti até então), ela tratou de desfazer as dúvidas e aproveitou linda jogada de Cristiane para deixar o seu.

FICHA TÉCNICA
BRASIL 5x0 CAMARÕES

Local: Millenium Stadium, Cardiff (GBR)

Data-Hora: 25/07/2012 - 14h45 (de Brasília)
Árbitro: Jenny Palmqvist (SUE)

Cartões amarelos: Manie, Yango (CAM); Formiga (BRA)
Cartões vermelhos: nenhum

Gols: Francielle (6' do 1º tempo), Renata Costa (10' do 1º tempo), Marta (27' e 42' do 2º tempo), Cristiane (34' do 2º tempo)
BRASIL: Andreia, Fabiana, Bruna Benites, Érika, Renata Costa e Maurine; Francielle (Daiane), Formiga (Grazielle) e Ester; Thaisinha (Cristiane) e Marta Técnico: Jorge Barcellos.
CAMARÕES: Ngo Ndom, Manie, Ejangue, Njoya Ajara (Enganamouit) e Meffoumetou; Yango, Bella, Feudjio (Zouga) e Beyene; Ngono Mani e Onguene Técnico: Enow Nagatchu.



Fonte: www.lancenet.com.br

Campeã em quase tudo, italiana espera redenção na carreira com medalha olímpica


Tania Cagnotto posa com algumas das medalhas que conquistou ao longo da carreira. A atleta de 27 anos, entretanto, ainda não teve a chance de posar com uma medalha de Jogos Olímpicos. Crédito das imagens: Getty Images

Tania Cagnotto tem uma larga coleção de medalhas que incluem campeonatos mundiais e euno salto ornamental. Porém, aos 27 anos de idade, a italiana sente a falta de uma medalha olímpica antes de encerrar a carreira.

“Uma medalha de ouro olímpica está no meu coração faz anos”, afirmou a bela atleta em entrevista na semana passada. “Eu venci quase tudo, a uma medalha olímpica seria a cereja no bolo após uma longa carreira”, afirmou a saltadora.
Tania fez sua primeira participação em Jogos Olímpicos em Sydney-2000, quando tinha apenas 15 anos e se destacava como a atleta mais jovem da equipe italiana. Seu melhor momento nos Jogos, entretanto, foi em 2008, diante da audiência chinesa. Alguns erros nos saltos iniciais prejudicaram a italiana, que ainda conseguiu a única nota 10 do trampolim de 3m feminino naquela edição.
Quatro anos depois, os chineses ainda são os grandes adversários. “Eu estou muito bem mental e fisicamente. Eu sei não posso vencer os chineses, uma vez que a modalidade é um esporte nacional por lá, mas nunca se sabe o que pode acontecer”, afirmou a atleta, que vê o ouro como um desafio quase inalcançável.
Esta seria a última chance de Tania conquistar a medalha que lhe falta. “Espero continuar por um ou dois anos mais”, disse, despistando sobre sua participação nos Jogos no Rio de Janeiro. “Quatro anos é muita coisa. É muito cansativo, mesmo psicologicamente. Eu não aconselharia meus filhos a praticarem o salto ornamental. É estressante”
Fonte: www.uol.com.br

Musa do boxe é escolhida porta bandeiras da Irlanda para abertura dos Jogos


Reprodução/facebook

A boxeadora Katie Taylor, quatro vezes campeã do mundo no peso ligeiro, será a porta bandeira da Irlanda na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres. A bela atleta de 26 anos será a terceira boxeadora a liderar a delegação, esporte que mais deu medalhas ao país na história.
Bronze na Olimpíada de Pequim há quatro anos, Taylor sucede como portadora da bandeira Wayne McCullough e Frances Barrett, boxeadores que carregaram as cores irlandesas nos Jogos de Barcelona-1992 e Atlanta-1996, respectivamente.
Em comunicado, o presidente da Associação Irlandesa de Boxe, Tommy Murphy, disse que a nomeação de Taylor “é uma honra e grande notícia” para este esporte.
“É a primeira boxeadora que representa o país em Jogos Olímpicos. Katie é uma grande embaixadora para nosso esporte e seu patamar internacional fala por si só”.
Além dos títulos dentro dos ringues, Taylor ainda se destaca por sua participação na seleção de futebol da Irlanda.

Combinar talento em duas modalidades de naturezas diferentes é tão incomum que costuma impressionar quando acontece. É uma façanha para poucos homens e, por que não, para raras mulheres. A irlandesa Katie Taylor é uma delas.
Fonte:www.uol.com.br

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Seleção Feminina conquista a Copa da Suíça


Foto: CBF
Nas últimas vezes em que Brasil e Canadá se enfrentaram no futebol feminino, as canadenses foram melhores. As adversárias conquistaram o Torneio Internacional Cidade de São Paulo em 2010 e o Pan-Americano em 2011. No início de 2012, o Canadá também venceu o amistoso nos Estados Unidos. Mas dessa vez foi diferente. A Seleção Feminina venceu por 2 a 1, com direito a dois gols nos acréscimos, e ficou com o título da Copa da Suíça, competição amistosa que serviu de preparação para Londres 2012.
A Seleção Feminina chegou primeiro ao gol adversário. Em uma jogada individual de Fabiana, que levou a bola à linha de fundo e cruzou, mas Formiga não conseguiu cabecear.
Em contra-ataque, Aline Pellegrino lançou a bola para Thaisinha, que quase encobriu a goleira Leblanc.
Com domínio do primeiro tempo, a Seleção abriu o placar aos 44 minutos. Marta cobrou o escanteio pela esquerda e Formiga colocou a bola para dentro do gol. Brasil 1 a 0.
A Seleção Feminina voltou para o segundo tempo pressionando da mesma maneira. Renata Costa cobrou a falta antes do meio campo. Fabiana dominou, driblou três canadenses e cruzou para dentro da pequena área. Formiga, muito marcada, cabeceou para fora.
Aos 15 minutos do segundo tempo, o Canadá teve chance de empatar. Tancredi chutou forte de fora da área, mas a bola foi para fora. Sinclair teve duas chances de gol, mas Andreia Suntaque fez belas defesa.
Nos acréscimos, o Canadá empatou. A bola passou por toda a área brasileira e ficou à feição paraa artilheira canadense, a atacante Sinclair, que não perdoou.
Quando tudo indicava que a partida iria para os pênaltis, logo após sofrer o empate, Marta mostrou porque é uma das melhores jogadoras de todos os tempos. Carregou a bola para a linha de fundo como se não houvesse nenhuma marcadora e cruzou para Grazielle, oportunista, marcar o gol do título. Brasil 2 x 1 Canadá.
Brasil
Andreia Suntaque, Fabiana, Bruna Benites, Aline Pellegrino (c), Renata Costa e Maurine; Francielle, Formiga e Ester; Thaisinha (Grazielle) e Marta
Canadá
Leblanc, Sesselman (Booth), Moscato, Chapman e Gayle (Wilkinson); Parker (Kyle), Scott, Matheson, Tancredi e Schmidt; Sinclair (c).
 Fonte: www.cbf.com.br

Grazielle: o gol do título


Foto:CBF
Grazielle entrou na final da Copa da Suíça, contra o Canadá, faltando 12 minutos para o fim da partida. Mas, foram os 12 minutos mais bem aproveitados da carreira da jogadora, segundo ela. Assim que entrou em campo, no lugar de Thaisinha, a Seleção Feminina levou o gol do empate. Brasil 1 x 1 Canadá.
- Quando o Jorge Barcellos me chamou para entrar, disse que tinha 12 minutos para dar 200%. E foi isso que eu fiz, não só pelo gol.
O gol não abalou as jogadoras brasileiras. Logo que a juíza apitou a saída de bola no meio campo, Marta avançou até a linha de fundo, passando por quatro adversárias, até cruzar a bola para Grazielle. A jogadora, que acabara de entrar, fechou o placar, marcando o gol do título.
No Torneio Internacional Cidade de São Paulo, em 2010, quando o Canadá foi campeão, Grazielle saiu da partida direto para operar o joelho. Depois, na final dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011, o jogo foi para os pênaltis e Grazielle errou a cobrança.
- Fazer o gol e vencer o Canadá foi uma forma de desabafo. Depois de tudo que passei. Foi com elas que tive o pior momento da carreira.
Agora, título conquistado, olhos, ouvidos e pernas voltados para as Olimpíadas de Londres.
- Foi muito importante vencer essa competição para mostrar que estamos no caminho certo. Hoje, podemos comemorar, mas amanhã, temos que acordar com o pensamento na medalha de ouro inédita.
A delegação Feminina embarca para Londres nesta quarta-feira, às 17h10 (12h10 de Brasília), de lá, viajará de ônibus para Cardiff, onde fará os dois primeiros jogos nas Olimpíadas, contra Camarões (25/07) e Nova Zelândia (28/07).
Fonte: www.cbf.com.br

terça-feira, 17 de julho de 2012

Eu apoio a DBAF



A DBAF - Divisão de Base de Árbitros de Futebol - é um projeto pioneiro no futebol brasileiro que visa fomentar em crianças e jovens o desejo pela atuação no ramo da arbitragem por meio de um trabalho intensivo de formação de base sobre os conhecimentos teóricos e práticos sobre as regras do futebol e suas peculiaridades. Esse projeto comandado pelo árbitro Rildo Góis - Formado pela UCSAL (Universidade Católica de Salvador) e pela FBF (Federação Bahiana de Futebol) - visa, além de formar árbitros de futebol de qualidade, atuar como ferramenta de inserção social por meio do esporte.


Apaixonada por vocês...(Foto: Facebook Brenda Costa)



Brenda Costa a musa da DBFA

Você árbitro também pode colaborar entrando em contato pelo site ou pelo facebook.

Conheçam a árbitra Bruna Valdirene Luz



Postado por Michael Gonçalves
Com gloss nos lábios e base nas unhas, a árbitra-assistente Bruna Valdirene Luz, 20 anos, é a mais nova atração dos campeonatos da Liga Josefense e, agora, da Federação Catarinense de Futebol (FCF). A jovem começou na arbitragem em outubro de 2011 e anda tirando o fôlego de atletas, dirigentes, árbitros e torcedores.
Apesar do pouco tempo na arbitragem, Bruna já trabalhou em 23 partidas. Ela conta que resolveu virar uma árbitra-assistente pela paixão que tem pelo esporte.
_ Sou filha única e minha família não gosta de futebol. Eles foram contra no início, mas estão aceitando a minha vontade _ revelou.
Formada pelo Sinafesc (sindicato dos árbitros), ela tem como maior ídolo o também árbitro-assistente Kleber Lúcio Gil (Aspirante Fifa), pelo comprometimento e seriedade. Bruna pretende cursar a faculdade de direito e seguir carreira na arbitragem, porque um árbitro da CBF precisa ter curso superior.
Bruna tem demonstrado muita maturidade, porque não se assusta com as ameaças e as ofensas de torcedores e atletas. Ela revelou que chegou a receber uma cantada durante a partida, mas avisa que é incompatível com a sua função manter um relacionamento com um jogador.
_ Já fui assediada por um atleta, mas cortei na hora. Acho que não ficaria bem ter um namorado em alguma equipe, porque sempre haveria uma dúvida sobre a minha imparcialidade _ observou a jovem, como se fosse uma veterana.
Para a jovem, uma boa arbitragem é quando ela sai de campo despercebida por todos.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Seleção feminina de futebol fará amistosos na Suíça


Foto: Band.com
Por AE
Rio - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta segunda-feira que a seleção feminina irá participar de um torneio amistoso na Suíça antes de rumar a Cardiff, no País de Gales, onde realizará os dois primeiros jogos do torneio olímpico de futebol, contra Camarões e Nova Zelândia.
A competição amistosa, denominada Copa da Suíça, terá também a participação de Irlanda, Colômbia e Canadá, respectivamente nos dias 11 (em Lausanne), 14 (Châtel-Saint Denis) e 17 (Savièse) de julho. No dia seguinte o Brasil embarca para Cardiff.
A seleção feminina do Brasil já está reunida na Granja Comary em preparação para os Jogos Olímpicos. No próximo dia 29 de junho o técnico Jorge Barcellos definirá as 18 jogadoras que irão representar o País.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Andreia e Barbara: as goleiras da Seleção


Foto: Rafael Ribeiro

A Seleção Feminina já realizou cinco etapas de treinamentos preparatórios para as Olimpíadas de Londres. Esta, na Suíça, é a sexta fase de preparação, onde o Brasil enfrentará, pela Copa da Suíça, a Colômbia (14/07) e o Canadá (17/07), duas seleções que também disputarão o ouro olímpico.
Quando começou a trabalhar com a Seleção Feminina, em dezembro de 2011, no Torneio Internacional Cidade de São Paulo, no qual o Brasil foi campeão, o preparador de goleiras, Célio Rossi, traçou um planejamento para as fases de treinamentos que seriam realizados até Londres.
Durante a primeira etapa, no Torneio em São Paulo, Célio trabalhou posicionamento, orientação às jogadoras de linha e reposição de bola com Andreia Suntaque e Barbara.
- O Torneio foi o meu primeiro trabalho com as goleiras e foi muito positivo, já que nos últimos minutos da final contra a Dinamarca, Andreia fez uma defesa sensacional, exatamente como vínhamos treinando.
Na segunda fase, em janeiro, na Granja Comary, o objetivo foi o trabalho físico, técnico com bola e força. Em fevereiro, também no Centro de Treinamento, Célio continuou os treinamentos de força e adicionou trabalhos de velocidade.
A quarta etapa de preparação foram os amistosos contra o Canadá, Estados Unidos e Japão. Apesar dos resultados ruins, três derrotas, o preparador exalta as atuações das goleiras. Andreia começou jogando contra o Canadá, mas se machucou no final do primeiro tempo e foi substituída por Barbara. Já contra as americanas, Barbara foi titular e no último amistoso, contra as japonesas, Andreia voltou ao campo.
- Mesmo com os resultados negativos, as goleiras fizeram boas partidas - elogiou o preparador.
Na penúltima fase, que aconteceu de 4 a 29 de junho, na Granja Comary, Célio buscou aprimorar as reposições de bola e cruzamentos. Além de cuidar da força e velocidade das jogadoras.
Já na Suíça, onde o Brasil terá um amistoso contra a vice-campeã do país, SC Kriens, e duas partidas pela Copa da Suíça, contra Colômbia e Canadá, o trabalho das goleiras será de manutenção de tudo o que já foi feito, com ênfase em cruzamentos e resposição de bola.
- A Andreia é uma goleira muito experiente, já vai para a sua quarta Olimpíada, e a Barbara tem uma força excepcional. As duas estão muito bem preparadas para disputar as Olimpíadas.
Célio trabalhou durante 10 anos na equipe de base masculina do Cruzeiro. Neste período, treinou alguns goleiros que serviram as seleções Sub-17, como o goleiro Charles (campeão sul-americano 2011), e Sub-20, Rafael (vice-campeão mundial 2009), Douglas Pires (disputou o Pan-Americano 2011), Gabriel (campeão mundial 2011) e Igor (Torneio 8 Nações 2012 e Torneio Quadrangular 2012).
Fonte: www.cbf.com.br

Formiga disputará sua quinta Olimpíada e acredita na medalha de ouro inédita


Foto:Rafael Ribeiro

Em quase todas as conquistas da Seleção Feminina ela esteve presente. Disputou sua primeira Olimpíada em 1996, em Atlanta, quando tinha apenas 18 anos. Hoje, aos 34, tem a chance de representar o Brasil pela quinta vez em Jogos Olímpicos. Esta é Formiga, a dona do meio-campo da Seleção.
Quando foi convocada pela primeira vez, Formiga conta que foi muito bem recebida por suas companheiras da época, principalmente pela então capitã Elaine. E é exatamente isso que tenta fazer com as meninas que chegam à Seleção. Com seu bom humor e sua simpatia, a meio-campo faz qualquer "novata" se sentir em casa.
- As jogadoras experientes de quando eu comecei me receberam muito bem e é isso que eu procuro fazer com as que chegam. A Thaisinha, apesar de nova, já tinha trabalhado na Seleção Principal. A única que chegou agora foi a Bruna, e eu procuro sempre conversar com elas.
Para Thaisinha, é uma honra poder jogar ao lado de Formiga.
- Apesar de a gente não atuar na mesma posição, me inspiro muito na Formiga. Ela é uma jogadora muito experiente e mesmo assim tem uma dedição enorme nos treinamentos.
É com essa dedicação que Formiga disputará sua quinta Olimpíada. Já com duas medalhas de prata na bagagem, em 2004, em Atenas, e 2008, em Pequim, a jogadora irá em busca do ouro inédito.
- Às vezes eu esqueço que já disputei quatro Olimpíadas, para mim é sempre a primeira. Tenho a mesma vontade e emoção de quando estava na primeira. Não tem como você escutar o hino brasileiro e não se emocionar, isso sempre acontece comigo.
Cada ano de trabalho na Seleção é diferente, mudam algumas companheiras. Mas, segundo Formiga, agora é hora da medalha de ouro.
- O grupo está muito unido, o ambiente mais leve. Todas as meninas estão com o mesmo objetivo.Chegou a nossa hora e vamos lutar até o fim pelo ouro.
Fonte: www.cbf.com.br